segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Definições sobre as drogas.


O uso de drogas não é um fenômeno recente. Em quase todas as culturas , desde as mais antigas até os nossos dias, sempre foram usados vários tipos de drogas, tanto em situações sociais como religiosas.
O objetivo é sempre o de alterar, ainda que momentaneamente, as percepções, as emoções e o humor. A diferença é que hoje as drogas tornaram - se um fenômeno mundial, com reflexo diretos na saúde pública e na organização social e econômica dos paises. As drogas representam uma das grandes questões do nosso tempo porque, acima de tudo, elas podem alterar profundamente a vida de quem as consome.

Droga: é qualquer substância que não seja alimento e que prejudique o funcionamento da sua mente e do seu corpo. Que modificam seu humor, a percepção e as sensações de quem a usa, variam de acordo com o tipo e a quantidade, com as expectativas que se têm sobre os seus efeitos, e com o momento em que são ingeridas.Certas drogas, chamadas de psicoativas, podem mudar o modo de uma pessoa pensar, sentir e atuar.

Estimulantes - é formado por drogas que aumentam a atividade do cérebro, isto é, tiram o sono e levam o usuário a um estado de alerta. Essas recebem a denominação de Estimulantes da Atividade do Sistema Nervoso Central, entre elas a cafeína, cocaína, crack, anfetamina e tabaco.


Depressoras -  é composto por drogas que deprimem o funcionamento do cerébro, deixando o usuário "desligado", mais lento, desinteressado. Estas são as chamadas Depressoras da Atividade do Sistema Nervoso Central, das quais fazem parte os calmantes, ansiolíticos, álcool, inalantes(cola), narcóticos(morfina e heroina).


Alucinógenos - é constituido por drogas que agem modificando a atividade cerebral. Deixam a mente pertubarda e, por esta razão, são chamadas de Pertubadores da Atividade do Sistema Nervoso Central. Fazem parte dessa categoria o LSD, o ecstasy(êxtase) e a maconha, entre outras drogas derivadas de plantas.

Na propaganda e nas artes as referências às drogas refletem uma realidade.

Por exemplo: um personagem de novela acende seu cigarro, no comercial a bebida alcoólica é associada com saúde e verão, uma música faz referência a uma droga proibida.

O SPE luta pra combater esse mau que a cada dia está eliminando o sonhos de muitos de nossos adolescentes e jovens.

Fonte: Sexualidade: Prazer em conhecer

2 comentários:

  1. E fato nao podermos negar, que as drogas vem causando danos terriveis na vida da juventude,por isso e preciso que se der total apoi
    a programa com o SPE, que desempenhando papel importante em nossa cidade. que esta levando conhecimento preventivo a todas escolas publicas.

    ResponderExcluir
  2. A violencia causadas nos lares brasileiros, crese
    de forma assustadora, e hoje a informçao e fundamental, por esse motivo, gostaria de parabenizar a equipe do SPE. com o seu trabalho de levar o conhencimento as escolas e toda comunidade.

    ResponderExcluir